Segundo comunicou o canal de televisão norte-americano ABC News, Mahmoud Ahmadenijad entregou sua carta a Donald Trump através da embaixada da Suíça em Teerã, que representa interesses de Washington no país. Na mensagem ele denunciou a influência dominante dos EUA no seio da ONU e a sua ingerência em assuntos dos países estrangeiros. O ex-presidente do Irã estima que tais ações tenham provocado "instabilidade, guerra, discórdias, mortes e deslocação de populações".
No seu comentário sobre a política de Trump em relação a migrantes, o ex-presidente iraniano lembrou que os EUA de hoje "pertencem a todas as nações" e que a política dos EUA deve "respeitar a diversidade de etnias e raças".
Iran's former hard-line President Ahmadinejad sends a letter to Trump https://t.co/HNyArb1uap pic.twitter.com/195jIZDOfq
— Bloomberg (@business) 27 de fevereiro de 2017
Mahmoud Ahmadinejad ocupou o posto de presidente do Irã no período de 2005 a 2013. Durante sua presidência ele manteve um discurso em política exterior conservativo e antiamericano, estreitando laços com a Rússia e países árabes. Ele é conhecido por suas declarações anti-israelitas como "Israel deve ser riscado do mapa" e suas propostas de conceder o território de Israel à Palestina.