"Alexander Posobilov, 62 anos, de Houston, Texas, foi condenado a 135 meses de prisão por tramar exportação ilegal de microeletrônicos para a Rússia e lavagem de dinheiro", disse o comunicado.
Posobilov foi gerente de compras de uma empresa conhecida como ARC Electronics, onde a operação ilegal ocorreu, disse o comunicado. De 2008 a 2012, o americano conseguiu obter e enviar cerca de US$ 50 mi em microeletrônicos proibidos à Rússia, de acordo com o Departamento da Justiça.
"Estes produtos têm aplicações e são frequentemente usados em uma ampla gama de sistemas militares, incluindo sistemas de radar e vigilância, sistemas de orientação de mísseis e gatilhos de detonação", acrescentou o comunicado.
O Departamento de Justiça dos EUA disse que duas unidades investigativas do Serviço Federal de Segurança da Rússia se beneficiaram das atividades de Posobilov. O americano e outros dez cúmplices foram indiciados em outubro de 2012 pelo Departamento da Justiça dos Estados Unidos.
Ele foi posteriormente condenado a julgamento em outubro de 2015 por todas as acusações. Cinco dos dez cúmplices se declararam culpados e três deles continuam foragidos, disse o comunicado.