Arma climática? Irã responsabiliza Iraque por tempestade de areia no país

© AFP 2023 / SAEEDEH ESLAMIEHTempestade de areia domina bairro no nordeste de Minicity, na capital iraniana de Teerã, 2 de junho de 2014
Tempestade de areia domina bairro no nordeste de Minicity, na capital iraniana de Teerã, 2 de junho de 2014 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na semana passada, a província iraniana de Khuzestan, localizada na região ocidental do Irã, enfrentou uma forte tempestade de areia, que causou graves consequências.

Inicialmente, autoridades iranianas reagiram à catástrofe acusando o país vizinho, mais precisamente o Iraque, por ter provocado a forte tempestade que deixou toda a província de Khuzestan sem eletricidade. Além disso, os moradores organizaram um protesto contra o governo.

Míssil é lançado durante os exercícios militares no Irã - Sputnik Brasil
Irã testa novo míssil de cruzeiro durante exercícios no Índico
Segundo a mídia iraniana, o diretor da Organização de preservação do meio ambiente, Masumeh Ebtekar, solicitou ao Iraque o cumprimento do acordo sobre prevenção de tempestades de areia.

A tempestade causou a paralisação temporária de água e eletricidade na maior parte do Khuzestan, bem como a redução da extração de petróleo para 700.000 barris por dia. O fenômeno natural hospitalizou 218 pessoas por insuficiência respiratória.

​Logo depois da tragédia, iranianos organizaram protestos no centro da província de Khuzestan — Ahwaz, exigindo a renúncia do governador local e de Masumeh Ebtekar, vice-presidente do país.

​Por sua vez, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, convocou uma reunião para que sejam tomadas medidas imediatas a fim de combater contaminação radiativa, formada devido à tempestade de areia.

O Irã afirmou que tempestades de areia nascem na Arábia Saudita, Iraque, Jordânia e Síria, e solicitou que esses países tomem as medidas necessárias para evitar desastres.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала