O novo reator é o mais potente da energia atômica russa, sendo também o primeiro bloco no mundo construído com base em tecnologias de segurança pós-Fukushima.
Atualmente, blocos energéticos da geração 3+ estão sendo construídos nos EUA e França, mas o reator gerador de energia №6 se tornou o primeiro bloco energético nuclear de última geração que foi posto em funcionamento.
O reator, cujo lançamento ocorreu em maio de 2016 e que passou a gerar energia em 5 de agosto do mesmo ano, possui indicadores melhorados conforme os requisitos de segurança e fiabilidade mais modernos. Além disso, o bloco dispõe de sistemas adicionais de segurança passiva que não requerem intervenção de operários da usina em casos de acidentes industriais.
A usina nuclear Novovoronezhskaya é uma filial do consórcio Rosenergoatom, fica situada na margem do rio Don a 42 km a sul da cidade russa de Voronezh. É a primeira usina nuclear com reatores nucleares do tipo VVER (os que utilizam água sob pressão), e possui uma potência de 1200 MW.