Comitê de Relações Exteriores do Parlamento britânico ataca Sputnik e RT

© Sputnik / Igor RussakAgência de notícias e rádio internacional Sputnik
Agência de notícias e rádio internacional Sputnik - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns do Reino Unido questionou a imparcialidade das agências de notícias russas Sputnik e RT, em um relatório sobre as relações entre Londres e Moscou apresentado nesta quinta-feira (2).

"O aumento de notícias falsas no Reino Unido é um motivo de preocupação, as questões-chave sobre a imparcialidade e a objetividade e os materiais da RT e da Sputnik permanecem sem resposta", diz o relatório.

O documento, porém, não fornece qualquer evidência significativa para sustentar as acusações sobre a suposta "propaganda russa”, nem sobre a alegada cobertura tendenciosa dos acontecimentos na Síria por parte dos veículos midiáticos russos.

Подготовка к открытию Петербургского экономического форума - Sputnik Brasil
Opinião: Crítica britânica à Sputnik e RT revela pânico sobre hegemonia da mídia ocidental
A chefe de redação da Sputnik UK, Oxana Brazhnik, e o editor Nikolai Gorshkov participaram de uma sessão em 28 de novembro de 2016, durante a qual responderam a perguntas dos legisladores britânicos q respeito das operações da Sputnik no Reino Unido. Após a reunião, a agência apresentou uma lista de pontos adicionais de evidências, incluindo uma lista completa de artigos escritos sobre a Síria que mostrou a natureza equilibrada de sua cobertura jornalística. Esta prova não foi refletida no relatório final.

A Sputnik já levantou questionamentos sobre o avanço da censura à imprensa na Europa, particularmente após a aprovação de uma resolução do Parlamento Europeu que classificou certos meios de comunicação, incluindo a Sputnik, como “propaganda”. No entanto, tanto a Federação Europeia de Jornalistas quanto a Federação Internacional de Jornalistas se juntaram à Sputnik para condenar a resolução, fazendo um apelo por mais, e não menos, liberdade de imprensa em todo o continente.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала