"Traços dos americanos na superfície de mundos distantes não é um sonho tão longínquo como pode parecer", declarou Trump ao discursar na terça-feira (28) no Congresso dos EUA.
No entanto, o presidente dos EUA não especificou para qual corpo celeste os astronautas deverão se dirigir.
Já há muito tempo que a NASA pretende retornar à Lua na década de 2020 em conformidade com plano de preparação de voos e pousos em Marte em meados dos anos 30. Espera-se que o primeiro sobrevoo da Lua pela nave espacial Orion, que está sendo desenvolvido pela NASA, seja realizado até o final desta década e o pouso de astronautas na Lua – no início dos anos 20.
Vale destacar que, em 28 de fevereiro, Elon Musk, fundador da empresa SpaceX, anunciou o primeiro voo comercial de dois "turistas espaciais" anônimos à Lua, que vai acontecer nos finais de 2018 a bordo na nave espacial Dragon-2. Essa iniciativa da SpaceX foi apoiada pela NASA.
Apesar disso, até o momento, nem a indústria espacial estatal nem a privada conseguiram completar a elaboração de meios de transporte da Orion e Dragon-2. O foguete portador superpesado SLS será lançado ao espaço no final de 2018. Além disso, somente neste ano que será testado o foguete Falcon Heavy.