"Foi uma boa visita, os representantes de vários departamentos e especialistas discutiram o processo de preparação para as competições. Desde a primeira visita nós vimos como estavam sendo organizados os projetos", conta Colin Smith, chefe do departamento da FIFA responsável pela realização de competições.
Citado pelo site do canal russo Pervy Canal, Colin Smith acrescentou que a comissão viu o estádio pronto para acolher as equipes e torcidas. Atualmente na arena estão se realizando os ajustamentos finais.
No âmbito da Copa das Confederações de 2017 e Copa Mundial de 2018 em Moscou serão realizados 16 encontros. No verão (inverno no Brasil) serão realizados quatro jogos, inclusive o encontro entre Portugal e a Rússia, que disputarão o terceiro lugar. E já no próximo ano nos estádios moscovitas de Spartak e Luzhniki serão realizados 12 jogos da FIFA, inclusive o encontro de abertura, uma das semifinais e o jogo final.
O estádio Spartak, situado na zona noroeste de Moscou, junto à margem do rio Moskva, tem capacidade de 43.298 pessoas. A altitude da construção é de 52, 2 metros, a área total — 53.758 m2. A arena foi inaugurada em 5 de setembro de 2014.
Você sabia?
- O Spartak é o único estádio da Copa do Mundo de 2018 que foi construído com investimentos privados e pertence a uma empresa privada.
- A tribuna A tem 55 camarotes VIP e 3 setores VIP com categorias diferentes — Premium, Gold e Silver.
- O estádio Spartak é o mais frequentado na Rússia. Mais de 30 mil pessoas já assistiram a eventos na arena nesta temporada.
- Em frente à arena está o monumento do gladiador, símbolo do FC Spartak de Moscou.
- A construção do estádio levou à reabertura da estação de metrô nas proximidades, que estava fechada há 40 anos. A estação de metrô Spartak é a segunda em Moscou que tem o nome de uma equipa de futebol, a outra é Dinamo.
- A Seleção Russa de Futebol já realizou 5 jogos no Spartak, 3 deles foram vitoriosos.