RT conseguiu acesso exclusivo a Palmira, libertada do Daesh pelas tropas do governo sírio, apoiadas pela aviação russa.
Lizzie Phelan gravou as primeiras imagens de "um cume de onde temos uma grande vista" de toda a cidade e registrou "os ferozes combates para retomar Palmira". Estes confrontos ocorreram em três zonas: norte, oeste e sul. Jihadistas contavam com "tanques, metralhadoras de grosso calibre e armas antiaéreas".
.@ISIS_Hunters at the entrance to #Palmyra #citadel. We got exclusive access to the site as it was freshly retaken from #ISIS @RT_com pic.twitter.com/QXfeBFnmVV
— Lizzie Phelan (@LizziePhelan) 2 de março de 2017
A fase final da tomada da localidade começou depois de o exército sírio tomar o controle de vários montes estratégicos que dominam o lugar. Posteriormente, a equipe do RT visitou a entrada para a antiga cidadela já libertada e controlada por militares sírios. Phelan explica que "não podemos entrar" porque os jihadistas "encheram a cidadela com minas antes de fugir".
A equipe do RT espera a oportunidade de acesso às ruínas dos monumentos históricos da área para verificar o dano causado por jihadistas, bem como os patrimônios da humanidade: "Temos um acesso exclusivo ao lugar", destaca Lizzie Phelan, citada pelo RT.