A China anunciou nesta sexta-feira (3) que aumentará o seu orçamento militar em 7% em 2017. A informação foi divulgada pelo porta-voz da Assembleia Popular Nacional, Fu Ying.
"Todos os anos fazemos o orçamento militar tendo em vista o desenvolvimento econômico da China e as nossas necessidades. Este ano o orçamento militar irá aumentar 7% e representará 1,3% do PIB", disse Fu Ying em coletiva de imprensa que antecede a sessão anual da Assembleia Popular Nacional, o corpo legislativo supremo do país, que terá início no domingo.
O orçamento militar da China é o segundo maior do mundo em volume, superado apenas pelos EUA. No ano passado, os gastos militares da China somaram 146 bilhões de dólares, tendo um aumento de 7,6% no orçamento em relação ao ano anterior.
No início da semana, foi divulgada a informação de que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciará proposta orçamentária de aumentar os gastos militares e de segurança em 54 bilhões de dólares, com uma redução correspondente em outros setores, como meio ambiente e ajuda externa.