Para atingir o alvo designado, as forças armadas do Irã usaram um sistema antimíssil de produção russa S-300, informou Amir Farzad Ismaily, o chefe da base iraniana de DAM Khatam al-Anbiya.
"O S-300 é letal para o adversário, porque mesmo objetos voadores pequenos, mísseis balísticos e também de cruzeiro não conseguem passar por dele", contou o general à agência iraniana Tasnim.
Durante as manobras com mísseis, o sistema conseguiu detectar e destruir o míssil lançado por forças iranianas, informou a agência. Um drone se tornou o segundo alvo destruído pelo S-300.
🎥 انهدام یک فروند موشک بالستیک و یک #پهپاد توسط سامانه موشکی #اس۳۰۰
— خبرگزاری تسنیم (@Tasnimnews_Fa) 4 de março de 2017
جزئیات تست: https://t.co/89qbj8q5jU pic.twitter.com/0VZq2DHTzd
O contrato para fornecimento dos sistemas de defesa antiaérea russos foi assinado em 2007, mas o cumprimento deste foi suspenso em 9 de junho de 2010 pela Resolução 1929 do Conselho de Segurança da ONU. No ano passado, após fechamento do acordo relativamente ao programa nuclear iraniano, a proibição para o fornecimento de S-300 foi levantada.
Em meados de dezembro de 2016, o embaixador do Irã em Moscou Mehdi Sanai informou que a Rússia completou o fornecimento dos sistemas de mísseis.