A apresentação do veículo, desenvolvido pelo Centro Internacional de Formação de Forças Especiais checheno com a participação da empresa de engenharia F-MotorSport, ocorreu neste sábado (4) na usina produtora Chechenavto.
O primeiro modelo do carro de combate foi testado pelo próprio dirigente da república Ramzan Kadyrov, que frisou que o primeiro lote destes veículos será fornecido pelas autoridades ao Centro Internacional de Formação de Forças Especiais, em construção na cidade chechena de Gudermes.
"É um veículo extremamente necessário para quem efetua tarefas de combate. Eu, sendo uma pessoa que compreende toda a complexidade de levar a cabo operações especiais em território montanhoso, quero dizer que, se tivéssemos tido tais veículos no passado, teríamos realizado objetivos militares de modo mais eficaz e conduzido as operações militares sem danos", afirmou Kadyrov.
Segundo dizem os especialistas, a vantagem do Chaborz M-3 consiste na sua estrutura ligeira, grande capacidade de manobra e variedade de funções. O veículo se destina ao transporte de efetivos e de cargas em regiões de difícil acesso e nas condições de falta de estradas. O automóvel é universal e se adapta a um vasto leque de objetivos tanto militares como civis.
O dirigente da Chechênia assinalou que, durante todas as etapas da construção do todo-o-terreno, ele esteve em contato com os construtores para que o veículo correspondesse completamente às exigências de combate armado, especialmente no que se trata das áreas montanhosas.
Segundo Kadyrov, o modelo poderá ser muito útil nos combates contra os terroristas na Síria:
"Agora na Síria eles seriam muito úteis se tomarmos em conta o território montanhoso. Quando os terroristas se escondem nas montanhas, é quase impossível atingi-los. Com tais veículos, poderemos nos aproximar deles através de caminhos secundários. Tanto mais que os vastos territórios lá estão minados e os veículos pesados não podem passar por toda a parte, enquanto os carros ligeiros ajudariam os militares a cumprirem as missões colocadas. Estou convencido de que, caso o comando deles venha a conhecer tais veículos, eles ficarão interessados", partilhou o chefe da República da Chechênia.
Planeja-se também que em 2017 a Chechenavto comece a produzir um veículo militar de seis assentos, cujo projeto foi apresentado também este sábado.
Cabe destacar que a versão militar vai custar por volta de 26 mil dólares, enquanto a civil terá o preço médio de 19 mil.