Hoje, em Oslo, o alarme foi soado: dezenas de bonecas infláveis com aparência infantil foram confiscadas no país.
As bonecas, com cerca de um metro de atura, chegaram embrulhadas em cobertores e vestidas de roupas de crianças. Alguns dos destinatários na faixa etária de 18-60 anteriormente foram condenados por crimes sexuais, enquanto outros trabalham com crianças; outros nunca tinham aparecido nas fichas policiais por prática semelhante, informa a emissora nacional norueguesa NRK.
– Sexdukkene kan være et substitutt, men også øke faren for overgrep — NRK https://t.co/1RVRJvRKhD #Hovedoppslag pic.twitter.com/I0SxI7swip
— BreakingNews-Nor. (@breakingnews_ex) 3 de março de 2017
Os achados provocaram forte reação entre os oficiais da alfândega, impulsionando-os a informar o acontecido aos órgãos competentes.
"Eu sei que reajo violentamente quando vejo isso. Isto simplesmente me dá nojo", disse o secretário adjunto do diretor do Centro de Inteligência da Alfândega, Jorn Ferner Bergersen à NRK, excluindo qualquer possibilidade de coincidência. "Não há dúvida de que saiba muito bem o que você está encomendando quando você compra esse tipo de coisa on-line", acrescentou ele.
De acordo com Erik Rand, advogado policial no distrito sudoeste, a polícia norueguesa tem quatro casos em aberto da guarda de material abusivo.
O NCIS observou a natureza extremamente realistas de bonecas confiscadas, advertindo que relações sexuais com bonecas podem quebrar barreiras de abuso sexual infantil na vida real. Atualmente, os especialistas não podem dizer exatamente se as bonecas infláveis aumentam o risco de abuso de crianças, ou, na verdade, diminui a probabilidade.
"Eu não encontrei nenhuma pesquisa que, de alguma forma, liga as bonecas infláveis com abuso sexual de menores. Por outro lado, eu acredito que elas possam evitar o abuso infantil," declarou psicólogo Pal Grondhal da Universidade de Oslo ao jornal norueguês Dagbladet, pressupondo que pessoas com inclinações pedofóbicas poderiam adquirir bonecas infláveis ao invés de enfrentar as consequências do abuso de criança.
"Eu não acho que essas bonecas possam ter efeito preventivo a longo prazo. Pode ficar cansado de ter sexo com bonecas, fazendo cometer o crime com um menino vivo", disse Aasland à NRK, chamando a atenção de pessoas com tendências de pedofilia para buscar a ajuda de terapeutas qualificados.
Anteriormente, o uso de bonecas infláveis parecidas com crianças foi registrado no Reino Unido, Canadá e na Austrália.