"Ontem [6 de março], às 11h00 [5h00, no horário de Brasília], na região do povoado Christovo, na zona de responsabilidade da Milícia Popular da RPL foi capturado e forçado a aterrissar mais um drone das forças de segurança ucranianas", disse Marochko.
De acordo com os dados da Milícia Popular, o veículo aéreo não tripulado estava vindo da direção do povoado Nizhneteploe, que é controlado pelas forças de segurança da Ucrânia.
"Após a análise, verificou-se que o veículo aéreo não tripulado do tipo RQ-11B Raven foi fabricado nos EUA", disse o representante do Ministério da Defesa da República.
"De acordo com nossas informações, uma série dessas aeronaves foi recentemente entregue pelos EUA à Ucrânia, em seguida, à área ATO (operação antiterrorista), onde são utilizados exclusivamente por forças especiais ucranianas", disse Marochko.
Segundo ele, é constante o aumento da exploração aérea pelas forças de segurança da Ucrânia ao longo da linha de contato. "O Comando das Forças Armadas da Ucrânia continua a usar veículos aéreos não tripulados para coletar informações. Vou lembrar que, segundo os acordos alcançados em Minsk, é proibido usar VANTs na linha de contato", acrescentou.