Em entrevista exclusiva para a Sputnik Brasil, o fundador do site Guia de Motéis, Rodolfo Elsas explicou que o anúncio está dando o que falar, mas que o trabalho é sério e o profissional tem como função avaliar a qualidade e a infraestrutura do estabelecimento, e os serviços que oferecem.
"É um trabalho de cliente oculto, não é nada mais do que isso. A pessoa vai visitar os motéis anonimamente, vai se hospedar, viver toda a experiência ali no motel com a pessoa que ele quiser levar, mas se quiser ir sozinho também pode ir. Ele vai comer e beber, dormir e tomar o café da manhã. Só que ao final de tudo isso, ele vai trabalhar, preenchendo um questionário minucioso, fotografar e fazer um verdadeiro raio-x do motel e depois entregamos para o dono do estabelecimento em forma de uma consultoria."
Elsas confirma que ainda há um pouco de preconceito em torno de motéis, mas que o mercado está em expansão com o registro de cerca de 5 mil motéis no Brasil. "É um mercado grande. Nós temos quase 5 mil motéis no Brasil, gerando milhares de empregos, mas é um motel, lugar onde as pessoas vão para namorar e carregamos ao longo dos anos, desde a década de 1970, um pouco de preconceito, que vem diminuindo ano a ano, mas é sempre um pouco polêmico."
Atualmente, o fundador do Guia de Motéis ressalta que o estabelecimento é hoje também usado por turistas, em épocas de grandes eventos e quando não há mais vagas na hotelaria tradicional.
"Quando eu falo que o testador vai poder ir sozinho, isso não é um fato estranho no motel, pois tem muita gente que se hospeda assim. Aqui em São Paulo, por exemplo, quando tem eventos muito grandes na cidade, os hotéis ficam cheios ou muito caros e muita gente acaba se hospedando em motel, é normal."
Rodolfo disse que por conta do anúncio está tendo dificuldades para convencer os possíveis candidatos a vaga que não se trata de uma brincadeira. "Eu estou tendo que convencer, me desdobrando aqui com o candidato para provar para ele que o negócio é sério, que é um trabalho de verdade, que não é uma pegadinha."
Para ocupar a vaga de trabalho inusitada, o Guia de Motéis está procurando um candidato com algumas qualificações a mais, porém não obrigatórias, como formação em hotelaria, turismo, administração ou marketing, o importante, no entanto, é ter uma certa vivência no ramo.