'Eles não são nossos inimigos': pilotos da França descrevem encontros com russos

© Foto / SRA GREG L. DAVIS, USAFMirage 2000C da Força Aérea da França
Mirage 2000C da Força Aérea da França - Sputnik Brasil
Nos siga no
Pilotos do esquadrão de ataque francês "Cigognes" (Cegonhas) cuja missão principal é patrulha, vigilância, controle e identificação de aeronaves no espaço aéreo europeu, contaram sobre seus encontros com caças russos.

Helicóptero militar francês H160 - Sputnik Brasil
Modernização em curso: França recebe helicóptero militar ultramoderno H160
Um correspondente do jornal diário suíço Le Temps visitou a base do esquadrão francês na comuna francesa de Luxeuil-les-Bains.

Os pilotos dos caças multifuncionais Mirage 2000-5F contaram sobre os encontros com caças russos. No dia 9 de fevereiro, eles levantaram voo para escoltar dois bombardeiros Tu-160 (chamados de Cisne Brancos pelos pilotos franceses).

Os aviões russos voaram perto da costa ocidental da Irlanda, mas "em nenhum ponto entraram no espaço aéreo do Reino Unido".

Porta-aviões russo, Admiral Kuznetsov nas águas internacionais da Noruega, 1 9 de outubro de 2016 - Sputnik Brasil
'Os russos estão chegando': histeria na mídia britânica
Quatro dos seus aviões Mirage recentemente voltaram de uma missão de patrulha da Lituânia, realizada no âmbito da OTAN. Segundo os pilotos, durante os últimos 4 meses, o alarme soou 23 vezes para realizar "missões de vigilância, controle e identificação".

Os pilotos cuidadosamente evitaram usar a palavra "intercepção", referindo-se à prática como "escolta", pois os aviões russos "não violaram o espaço aéreo dos países bálticos", disse o coronel Isaac Diakité, comandante do destacamento.

© Foto / Technical Sgt. Bob SommerMirage 2000-5F
Mirage 2000-5F - Sputnik Brasil
Mirage 2000-5F

"Tiramos fotografias e os russos também. De vez em quando nos cumprimentávamos à distância. Cada um faz seu trabalho", disse outro piloto francês.

"A coisa mais importante é manter a cabeça fria", disse um dos pilotos franceses. "Os russos não são nossos inimigos. Eles estão aqui? Pois, nós também estamos", acrescentou.

Sukhoi PAK FA T-50 - Sputnik Brasil
Pilotos do caça T-50 russo recebem trajes antigravitacionais 'inteligentes'
Durante quatro meses na Lituânia, Nicolas, Lois, Henri e outros pilotos viram muitos aviões russos no céu báltico – aviões de transporte militares, bombardeiros e caças em esquadrões ou sozinhos.

"Às vezes armados, outras vezes não", disse o coronel Diakité, explicando que sempre voavam pelo corredor aéreo que liga o norte da Rússia com Kaliningrado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала