A sonda enviou imagens do satélite Pan, "que tem uma forma estranha", relata a organização. Nas fotografias está claramente visível uma faixa sobressaída ao longo da circunferência do satélite.
Space ravioli? No, it's Saturn's moon Pan. @CassiniSaturn images are closest ever taken of this odd shaped moon: https://t.co/iXw8VX0682 pic.twitter.com/9B15ZSdyZD
— NASA (@NASA) 9 de março de 2017
A mídia comparou a forma de Pan com "ravióli congelado do tamanho de Nova York". "A razão pela qual ele se parece com um ravióli é um mistério, mas talvez seja por causa de elementos radioativos", diz a publicação Business Insider.
As viagens pelos anéis do planeta completarão as missões realizadas pela sonda Cassini, que as cumpre há quase 20 anos. Como observado pela NASA, o combustível do veículo está se esgotando. Segundo os cientistas, em 15 de setembro, a sonda vai entrar na atmosfera de Saturno, finalizando sua existência.
A sonda Cassini é um projeto de autoria da NASA, ESA e da Agência Espacial Italiana. Ele foi lançado ao espaço em 1997 e chegou a Saturno em 2004, onde durante os últimos 12 anos vem estudando o mesmo planeta, seus anéis e luas. Cassini desvendou segredos importantíssimos, incluindo o mar de metano líquido no satélite de Saturno Titã e o oceano no satélite Enceladus.