Na terça feira (14) Theresa May apresentará na Câmara dos Comuns um relatório sobre a cúpula dos líderes da União Europeia realizada nesta semana em Bruxelas. A premiê britânica pode aproveitar a ocasião para declarar o início do processo de saída do Reino Unido da UE.
Para poder dar início ao Brexit, May precisa que na segunda-feira o projeto de lei seja aprovado pela Câmara dos Comuns e pela Câmara dos Lordes na terça-feira. Além disso, para entrar em vigor, o projeto de lei tem ainda que ser aprovado pela Rainha Elizabeth II.
Uma série tão longa de condições faz com que os cientistas políticos tenham dúvidas se Theresa May terá tempo de concluir o processo até 15 de março. Aliás, nesse dia serão realizadas eleições parlamentares nos Países Baixos e é muito provável que premiê britânica não queira dar início ao Brexit neste dia, frisam os especialistas.
O governo britânico não comunicou as datas exatas de começo do Brexit, mas prometeu acionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa até o fim de março deste ano.