- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Recurso negado: Companhias aéreas continuarão impedidas de cobrar por bagagem

© Foto / PixabayMalas são transportadas em aeroporto
Malas são transportadas em aeroporto - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo federal perdeu duplamente hoje com recursos que interpôs contra a liminar que proibia a cobrança de bagagens por companhias aéreas. Regra editada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pretendia reduzir preço das passagens, mas líderes do setor admitiram que a mudança não traria necessariamente, uma mudança nas tarifas.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região negou recursos da Advocacia-Geral da União e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) contra a liminar da 22ª Vara Cível Federal. 

Anac espera que novas regras aumentem o número de passageiros no transporte aéreo - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Anac acha que novas regras do transporte aéreo vão atrair mais passageiros
Ontem, a Justiça Federal de São Paulo concedeu liminar barrando a cobrança, que aconteceria a partir desta terça. Pela decisão, ficam mantidas as regras atuais para o despacho de bagagens (23kg para vôos nacionais e dois volumes de 32kg para viagens internacionais).

O pedido de anulação foi requerido Ministério Público de São Paulo, para quem a nova regra contraria o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor. Os procuradores entendem que a norma acaba com um direito adquirido.

Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) lamentou a decisão, dizendo que ela causa instabilidade jurídica e vai contra o livre mercado estabelecido no exterior.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала