Verdade ou consequência: Canal russo revela 'truques' da grande mídia

© Sputnik / Yevgeniy BiyatovEstúdio da RT
Estúdio da RT - Sputnik Brasil
Nos siga no
O canal russo RT acaba de lançar o projeto multimídia FakeCheck em inglês e russo, que visa desmentir as notícias falsas (fake news) da mídia internacional propagadas nas redes sociais.

Presidente da Rússia. Vladimir Putin, depois da reunião com a presidente sul-coreana no âmbito do Fórum Econômico do Oriente, 3 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil
Culpa da Rússia: sátira fina sobre russofobia nas grandes mídias ocidentais
"O projeto do RT ajudará a separar os fatos das falsificações. É de destacar que as edições estrangeiras que chamam os pontos de vista alternativos (como as notícias do RT) de 'fake news' são elas próprias muitas vezes fonte ou divulgador de notícias falsas evidentes", explica um representante do canal.

O projeto FakeCheck analisa e verifica todos os exemplos de notícias falsificadas. Por exemplo, uma fotografia de uma menina que alegadamente foge às ações militares em Aleppo em 2016 foi muitas vezes compartilhada e retweetada. A verdade é que a fotografia é proveniente de um vídeo-clip de uma canção libanesa. 

Outro exemplo de falsificação é a notícia do jornal norte-americano The Washington Post sobre o hackeamento da rede de uma empresa de eletricidade, alegadamente realizado por hackers russos. "A notícia" foi depois publicada por outras grandes edições, incluindo o The Telegraph e Bloomberg. Entretanto, a empresa "vítima" negou oficialmente o hackeamento. Na verdade, só um computador, que não estava ligado à rede interna da empresa, foi afetado.

Atualmente, o FakeCheck tem seis exemplos de falsificações publicadas, o número deles vai crescer.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала