As atividades foram impulsionadas por grupos associados à USAID e à Open Society Foundations de George Soros, acrescentaram os legisladores.
Os senadores alertaram contra os efeitos desestabilizadores dessas ações, especialmente porque a Albânia estará realizando eleições parlamentares em junho de 2017.
"Respeitosamente pedimos que use a sua autoridade para investigar todos os fundos associados com a promoção da democracia e da governança e que reveja os programas, as contas e o número de entidades dos EUA envolvidos em tais atividades. Devemos aproveitar este momento crítico — o início de uma nova administração — e analisar como os nossos impostos estão sendo usados de modo a deter atividades que estão fomentando o descontentamento político, desrespeitando a soberania nacional e a sociedade civil, bem como enfraquecendo nossas tentativas de construir relacionamentos internacionais positivos", diz a carta.
A carta foi assinada por seis senadores republicanos de seis estados diferentes, incluindo Ted Cruz, senador do Texas e ex-pré-candidato republicano nas eleições presidenciais de 2016.
A Open Society Foundations (OSF) é uma rede internacional de subvenções com filiais em 37 países. O seu trabalho visa construir "sociedades vibrantes e tolerantes, cujos governos sejam responsáveis e abertos à participação de todas as pessoas". Fundada em 1979, as despesas da fundação ao longo das últimas três décadas ascendem a mais de US$13 bilhões.