Senado dos EUA exige investigação das atividades políticas de Soros e de Obama no exterior

© AP Photo / J. Scott ApplewhiteSecretary of State-designate Rex Tillerson testifies on Capitol Hill in Washington, Wednesday, Jan. 11, 2017, at his confirmation hearing before the Senate Foreign Relations Committee
Secretary of State-designate Rex Tillerson testifies on Capitol Hill in Washington, Wednesday, Jan. 11, 2017, at his confirmation hearing before the Senate Foreign Relations Committee - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um grupo de senadores norte-americanos assinou uma carta aberta, exigindo do secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, que inicie uma investigação sobre as missões dos EUA no exterior que intervêm em assuntos internos de outros países, apoiando grupos políticos de esquerda.

Uma das imagens mais marcantes do Euromaidan, em finais de 2013 - Sputnik Brasil
Intervenções dos EUA: uma breve história
Segundo a carta publicada na terça-feira, os fundos distribuídos pelos programas da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) na Albânia e na Macedônia foram usados ​​para intervir na política local, bem como "na formação do ambiente midiático e civil, favorecendo grupos políticos de esquerda sobre os outros".

As atividades foram impulsionadas por grupos associados à USAID e à Open Society Foundations de George Soros, acrescentaram os legisladores.

Os senadores alertaram contra os efeitos desestabilizadores dessas ações, especialmente porque a Albânia estará realizando eleições parlamentares em junho de 2017.

"Respeitosamente pedimos que use a sua autoridade para investigar todos os fundos associados com a promoção da democracia e da governança e que reveja os programas, as contas e o número de entidades dos EUA envolvidos em tais atividades. Devemos aproveitar este momento crítico — o início de uma nova administração — e analisar como os nossos impostos estão sendo usados ​​de modo a deter atividades que estão fomentando o descontentamento político, desrespeitando a soberania nacional e a sociedade civil, bem como enfraquecendo nossas tentativas de construir relacionamentos internacionais positivos", diz a carta.

A carta foi assinada por seis senadores republicanos de seis estados diferentes, incluindo Ted Cruz, senador do Texas e ex-pré-candidato republicano nas eleições presidenciais de 2016.

George Soros - Sputnik Brasil
A ideologia de Soros exposta: nova ordem mundial pós-moderna, pós-família e pós-fronteira
A USAID é uma agência governamental criada em 1961 pelo presidente John Kennedy. O principal objetivo da agência é administrar o auxílio externo a civis e "permitir que as sociedades democráticas e resilientes realizem seus potenciais".

A Open Society Foundations (OSF) é uma rede internacional de subvenções com filiais em 37 países. O seu trabalho visa construir "sociedades vibrantes e tolerantes, cujos governos sejam responsáveis ​​e abertos à participação de todas as pessoas". Fundada em 1979, as despesas da fundação ao longo das últimas três décadas ascendem a mais de US$13 bilhões.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала