'Temporada de eleições' na Europa é iniciada hoje pela Holanda

© REUTERS / Wolfgang RattayFrance's National Front leader Marine Le Pen and Netherlands' Party for Freedom (PVV) leader Geert Wilders take a Selfie during a European far-right leaders meeting to discuss about the European Union, in Koblenz, Germany, January 21, 2017
France's National Front leader Marine Le Pen and Netherlands' Party for Freedom (PVV) leader Geert Wilders take a Selfie during a European far-right leaders meeting to discuss about the European Union, in Koblenz, Germany, January 21, 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
As zonas de votação abriram suas portas na Holanda para eleição dos deputados da câmara baixa do Parlamento, informa a agência Reuters.

A câmara baixa dos Estados Gerais possui 150 assentos, onde quem senta neles permanece na função por 4 anos. É a câmara baixa que tem o direito de iniciativa legislativa e de fazer emendas.   

Líderes da corrida eleitoral

Bandeira da UE - Sputnik Brasil
Chanceler da Turquia: UE está caindo aos pedaços e o futuro da Europa não é nada agradável
As eleições parlamentares na Holanda demostram o triunfo do pluralismo. 28 partidos lutam pelos mandatos de deputados do país possuidor de uma população de 17 milhões. A maioria dos participantes não tem ambições sérias, enquanto há somente dois pretendentes à vitória: Partido da Liberdade liderado por Geert Wilders e Partido Popular da Liberdade e Democracia do primeiro-ministro atual Mark Rutte.

Trunfo da direita

A postura irreconciliável de Geert Wilders sobre refugiados levou seu partido à popularidade. Wilders defende expulsão de marroquinos e turcos do país e assume uma posição de oposição ao islã. Além disso, Wilders é um eurocético convencido e usa Brexit como um pretexto para atacar Bruxelas, prometendo realizar um referendo parecido na Holanda (Nexit).

Não só migrantes

Entretanto, não só a migração interessa os holandeses – a prioridade para eles é a economia. Neste campo, o primeiro-ministro atual tem uma grande vantagem já que a Holanda, tanto como a Alemanha tem grandes lucros a partir da presença na União Europeia

Mais do que isso, mesmo tendo vencido, Wilders não tem chances de criar uma coalizão no Parlamento, o que beneficia seu adversário Rutte, pois ele sim possui influência lá dentro.

Os primeiros dados oficiais sobre os resultados serão divulgados às 21h00 (17h00, horário de Brasília).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала