A câmara baixa dos Estados Gerais possui 150 assentos, onde quem senta neles permanece na função por 4 anos. É a câmara baixa que tem o direito de iniciativa legislativa e de fazer emendas.
Líderes da corrida eleitoral
Trunfo da direita
A postura irreconciliável de Geert Wilders sobre refugiados levou seu partido à popularidade. Wilders defende expulsão de marroquinos e turcos do país e assume uma posição de oposição ao islã. Além disso, Wilders é um eurocético convencido e usa Brexit como um pretexto para atacar Bruxelas, prometendo realizar um referendo parecido na Holanda (Nexit).
Não só migrantes
Entretanto, não só a migração interessa os holandeses – a prioridade para eles é a economia. Neste campo, o primeiro-ministro atual tem uma grande vantagem já que a Holanda, tanto como a Alemanha tem grandes lucros a partir da presença na União Europeia.
Mais do que isso, mesmo tendo vencido, Wilders não tem chances de criar uma coalizão no Parlamento, o que beneficia seu adversário Rutte, pois ele sim possui influência lá dentro.
Opinião: crise diplomática entre Turquia e Holanda beneficia Erdogan e premiê holandês — https://t.co/qeakcFGnNz pic.twitter.com/HqmFYcsgjk
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) 14 de março de 2017
Os primeiros dados oficiais sobre os resultados serão divulgados às 21h00 (17h00, horário de Brasília).