Segundo fontes da Casa Branca e do círculo próximo de Mattis, Trump acredita que tem o direito de apresentar candidaturas de figuras que provaram a sua lealdade durante a companha eleitoral. Entretanto, o secretário quer ver outras pessoas nomeadas para estes postos, incluindo aquelas que criticaram publicamente o novo presidente.
Além disso, segundo as fontes indicadas, Trump pretende propor Mira Ricardel para um dos postos-chave. Ela foi conselheira da Política da Defesa na campanha do republicano e continua participando do processo de escolha do pessoal para a administração.
"Mattis comunicou à Casa Branca que vai deixar o cargo se Mira não se retirar", comunicou um dos interlocutores do Defense News.
"Mattis told the White House either Mira [Ricardel] goes, or he walks. They blinked.” She's reportedly going to Commerce https://t.co/fjQ8vjpxOH
— Laura Rozen (@lrozen) 15 de março de 2017
Mira Ricardel não comentou a situação, mas a Casa Branca comunicou que a funcionária continua trabalhando na escolha do pessoal para a administração. Uma das fontes do portal acrescentou que ela pode passar para a Secretaria do Comércio, onde poderá tratar dos contatos no domínio da defesa.