A pesquisa foi realizada pela empresa TNS Global para a agência de notícias e rádio Sputnik.
No total, o número de consultados que acreditam que a Crimeia seja território da Rússia corresponde a quase o número de pessoas que pensam o contrário e apenas na França a maioria dos entrevistados não reconhece a Crimeia como território russo.
Mais frequentemente do que os outros, os jovens alemães entre 25 e 34 anos consideram a Crimeia como parte do território russo. Ao contrário da França, onde somente 3 de 10 pessoas — entre 55 e 64 anos — consideram isso.
Contudo, 51% dos americanos, 48% dos franceses, 44% dos britânicos, 34% dos italianos e 23% dos alemães preferiram optar pela opção "não sei".
A enquete foi realizada pela maior empresa de pesquisas na área de opinião pública do mundo, a TNS Global, entre 16 e 22 de fevereiro de 2017. Da enquete participaram 5.132 respondentes da França, Alemanha, Reino Unido, Itália e dos EUA.
O que é a Sputnik-Opinião?
É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus, Forsa e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e nos EUA sobre os temas sociais e políticos de maior atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões de rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais. As feeds de notícias da Sputnik aparecem 24 horas em inglês, árabe, espanhol e chinês.