"Donald Trump, você na verdade é uma porcaria de presidente e adoraríamos ter Barack Obama de volta. Além disso, você tem mãos pequenas”, dizia a mensagem publicada na conta oficial do McDonald’s no Twitter.
(Dizer que Trump tem mãos pequenas é uma piada comum nos EUA).
O @McDonalds apagou o tuíte, mas denunciou: as mãos do Trump são pequenas como as do Treme. Coincidência? Acho que não. pic.twitter.com/uxkdqUbP2E
— André ⚪️⚫️ (@andrebetim) 16 de março de 2017
O tweet foi removido 25 minutos após a publicação – tempo suficiente para ter sido compartilhado centenas de vezes – e a empresa pediu desculpas, alegando que a conta teria sido hackeada.
"O Twitter nos notificou que a nossa conta foi comprometida. Nós deletamos o tweet, reforçamos a segurança de nossa conta e agora estamos investigando isso", disse o McDonals’s.
Twitter notified us that our account was compromised. We deleted the tweet, secured our account and are now investigating this.
— McDonald's (@McDonaldsCorp) 16 de março de 2017
Posteriormente, a companhia disse que, de acordo com sua investigação, a conta foi hackeada por uma "fonte externa".
Based on our investigation, we have determined that our Twitter account was hacked by an external source. Read more: https://t.co/X5NwVI5sKp
— McDonald's (@McDonaldsCorp) 16 de março de 2017
Apesar dos esforços para resolver a situação, o tweet se tornou viral e causou reações imediatas em centenas de usuários da rede social. A comoção foi tanta que muita gente começou a duvidar da história da suposta invasão hacker.
“Não acredite nem por um segundo que foi um acidente. Robert Gibbs é o chefe de comunicações do McDonald’s", disse um internauta, lembrando que Gibbs trabalhou por muitos anos com Obama, e entre 2009 e 2011 serviu na Casa Branca como secretário de imprensa.
#BoycottMcDonalds: Don't Believe For A Second The Disgusting Tweet Was An Accident, Robert Gibbs Is Communications Chief Of @McDonaldsCorp.🤔 pic.twitter.com/wA3TjKNBUR
— Deplorable😡Rāzərbak (@MediaJuggernaut) 16 de março de 2017
Outros, pelo contrário, aplaudiram a mensagem e até prometeram comprar a comida do McDonald’s, se o tweet fosse publicado novamente. "Vou comprar 500 McNuggets e doar para os pobres", escreveu outro internauta.
@Trainer__Mark @DanielMBlogs @JordanUhl @dimeford I will buy 500 McNuggets and donate them to the homeless.
— Matthew Jay (@MrMattJay) 16 de março de 2017
O jornal Chicago Tribune observou que o caso fez com que o McDonald’s fosse mencionado no Twitter 150% a mais do que o habitual, sendo positivos dois terços dos comentários.