EUA demandam da Rússia devolução 'imediata' da Crimeia à Ucrânia

© Sputnik / Vladimir Sergeev / Acessar o banco de imagensVista da baía de Balaklava na cidade de Sevastopol
Vista da baía de Balaklava na cidade de Sevastopol - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA pediram nesta quinta-feira (16) o “fim imediato” da “ocupação da Crimeia pela Rússia”, prometendo manter as sanções antirrussas até que Moscou devolva a península estratégica do Mar Negro à Ucrânia.

"A Crimeia é parte da Ucrânia. Os Estados Unidos condenam novamente a ocupação russa da Crimeia e pedem seu fim imediato", disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Mark Toner, em um comunicado no aniversário de três anos da reintegração da Crimeia ao território da Rússia.

Três anos na baía da serenidade - Sputnik Brasil
Era uma vez... Crimeia depois de três anos com Rússia
Os EUA não reconhecem o referendo realizado no dia 16 de março de 2014, no qual mais de 96% da população da península votou a favor da separação da Ucrânia, na sequência de um golpe de Estado em Kiev.

Na declaração de hoje, os EUA também pediram à Rússia que "cesse suas tentativas de suprimir a liberdade de expressão, reunião pacífica, associação e religião" entre os tártaros da Crimeia, ucranianos étnicos, ativistas pró-ucranianos e jornalistas. 

Moscou rejeita as acusações de anexação, ressaltando que o referendo foi democrático e que a posterior reintegração da Crimeia ao território russo obedeceu ao princípio da autodeterminação dos povos, um dos pilares do direito internacional.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала