Os analistas militares norte-americanos notam que Kazan é o segundo submarino nuclear do projeto 885M lassen, cuja concepção é semelhante a embarcações dos EUA como o Seawolf e o Virginia.
Além disso, o submarino Kazan é mais eficiente do que o primeiro navio deste tipo, o Severodvinsk, porque é equipado com todas as tecnologias mais recentes.
O Severodvinsk já tinha sido considerado por analistas como uma arma poderosa, nomeadamente devido à sua versatilidade. Este submarino pode ser utilizado para conter outros submarinos e navios, bem como para realizar ataques terrestres.
Delivery of 1st Project 885M #SSGN Upgraded Yasen class Kazan #Submarine Delayed by 1 Year https://t.co/fr10JcQHdw pic.twitter.com/9H1O6SbwWC
— NavyRecognition (@NavyRecognition) 23 de agosto de 2016
É preciso prestar atenção, segundo o jornal, ao fato de este submarino ser dotado do sistema hidro-acústico Irtyсh-Amfora, com uma antena esférica de grandes dimensões, e de uma bateria com oito células de lançamento vertical, capazes de disparar 32 mísseis de cruzeiro Oniks ou Kalibr.
Além disso, os analistas norte-americanos advertem contra os projetos russos de produção de submarinos de classe ultramoderna, capazes de conter submarinos norte-americanos dotados de mísseis balísticos. Os analistas reconhecem que a Rússia possui todas as tecnologias necessárias para criar o novo tipo de submarinos.
O Kazan deverá ser lançado à agua este mês, em 30 de março, e entrar no serviço em 2018. O seu antecessor, o Severodvinsk, está em serviço desde 2014.
Vale a pena notar que contra-almirante norte-americano Dave Johnson instalou uma maquete de Severodvinsk no seu gabinete para o poder observar durante o trabalho.