FMI adia a revisão da cooperação com a Ucrânia em resposta ao bloqueio de Donbass

© AFP 2023 / Zach GibsonSede do FMI
Sede do FMI - Sputnik Brasil
Nos siga no
O FMI adiou a terceira revisão do programa de cooperação com a Ucrânia para avaliar a eventual revisão de indicadores macroeconômicos em 2017 devido ao bloqueio imposto à Donbas, disse neste domingo o primeiro-ministro ucraniano Vladimir Groisman.

Radicais ucranianos, participantes do bloqueio, na estação de Krivoy Torets, na região de Donetsk, 27 de fevereiro de 2017 - Sputnik Brasil
Opinião: Bloqueio de Donbass acabou com ideia da reunificação da Ucrânia
O primeiro-ministro disse que, devido à perda do complexo siderúrgico de Donbas a economia ucraniana "vai se tornar mais fraca” e o governo será forçado a rever as previsões de crescimento do país.

Este domingo o Ministério das Finanças da Ucrânia confirmou que o Conselho Diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) adiou o debate sobre a terceira revisão do programa de crédito para Kiev.

O programa de empréstimo do FMI para a Ucrânia, aprovado em março de 2015, prevê crédito de 17,5 bilhões de dólares do fundo.

Ucrânia já recebeu três parcelas do montante no valor de 7.7 bilhões.

Este último foi transferido em 16 de setembro.

Em 2017 a Ucrânia espera receber cerca de 5,4 bilhões do FMI.

O Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia anunciou, em 15 de março, a suspensão do tráfego de mercadorias entre repúblicas autoproclamadas de Donbas e o resto da Ucrânia até Kiev recuperar o controle de territórios controlados.

Ministro das Relações Exteriores russo Sergei Lavrov durante o encontro com o presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Peter Maurer, Moscou, Rússia, novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Rússia: Kiev deve desistir do 'bloqueio total' contra Donbass
O presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko, disse que a medida não afetará o fornecimento de ajuda humanitária por organizações internacionais como a ONU e a Cruz Vermelha.

O bloqueio provocou aumento no desemprego e cortes no suprimento de carvão, de modo que as autoridades ucranianas ficaram obrigadas a adotar medidas de austeridade no setor da energia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала