Ameaça biológica: tribunal na Polônia recebe pacote com antraz

© AP Photo / Rick BowmerBombeiros estadunidenses ajudam seu colega que tinha coletado amostras de um objeto que supostamente continha esporos de antraz. Foto de 2012.
Bombeiros estadunidenses ajudam seu colega que tinha coletado amostras de um objeto que supostamente continha esporos de antraz. Foto de 2012. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Cerca de 180 pessoas foram evacuadas do palácio da justiça da cidade polonesa de Koszalin por causa de uma encomenda suspeita.

De acordo com relatos citados pela televisão da Polônia, uma carta informava que o mesmo continha antraz. Havia também outros pacotes que conteriam explosivos, segundo a mesma mensagem.

Ao ser aberta, se descobriu que a primeira encomenda continha um pó branco. Nove funcionários do palácio da justiça e dois agentes policiais foram hospitalizados durante a análise da substância.

"Unidades de proteção química e também quatro equipes de bombeiros estão no local", anunciou o capitão Bartlomiej Goral, porta-voz da polícia.

O tribunal foi encerrado temporariamente, as ruas adjacentes foram bloqueadas.

Na semana passada, pacotes explosivos foram enviados ao Ministério das Finanças da Alemanha em Berlim e à sede do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Paris. Este último feriu levemente uma pessoa ao ser aberto.

O antraz ficou internacionalmente conhecido como arma biológica em 2001, quando uma série de envelopes contaminados foram enviados a políticos e jornalistas estadunidenses uma semana depois do atentado de 11 de setembro. O antraz voltou às manchetes em 2015, quando o mundo ficou escandalizado com a notícia de envio "por engano" de antraz dos EUA para vários laboratórios do mundo.

© AFP 2023 / Fort Detrick, Estados UnidosEsta foto de 5 de dezembro de 2001 mostra um especialista do laboratório de pesquisa biomédica de Fort Detrick, do Exército dos EUA, abrindo uma carta dirigida ao senador Patrick Leahy, de Vermont, achada na seção de correspondência recebida do Congresso em 16 de novembro de 2001
Esta foto de 5 de dezembro de 2001 mostra um especialista do laboratório de pesquisa biomédica de Fort Detrick, do Exército dos EUA, abrindo uma carta dirigida ao senador Patrick Leahy, de Vermont, achada na seção de correspondência recebida do Congresso em 16 de novembro de 2001 - Sputnik Brasil
Esta foto de 5 de dezembro de 2001 mostra um especialista do laboratório de pesquisa biomédica de Fort Detrick, do Exército dos EUA, abrindo uma carta dirigida ao senador Patrick Leahy, de Vermont, achada na seção de correspondência recebida do Congresso em 16 de novembro de 2001
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала