O incidente ocorreu na noite da segunda-feira (20). De acordo com o canal Al-Mayadin, o sistema de defesa antiaérea síria abateu o drone de reconhecimento israelense por ele ter violado o espaço aéreo da república árabe na província Quneitra.
Nas fotografias publicadas há fragmentos do VANT Skylark com inscrições em hebraico e em inglês. Foi declarado que o seu peso de decolagem é de 7 kg e uma carga útil máxima — 1,2 kg. Estes veículos são muitas vezes utilizados por artilheiros — eles transmitem um vídeo de informações aos observadores no terreno.
Images surfacing of #IAF drone that #Hezbollah media is reporting the #Syria(n) air defences downed over #Quneitra pic.twitter.com/Y2gEk1xtoY
— Anna Ahronheim (@AAhronheim) 20 de março de 2017
Skylark é um VANT de reconhecimento tático desenvolvido pela empresa israelense Silver Arrow. Dependendo do modelo, a envergadura pode ser de até 6,5 metros e basta apenas uma ou duas pessoas para lançar este drone.
Comentando o incidente, o ministro da defesa israelense, Avigdor Lieberman, disse no domingo (19) que vai continuar impedindo o fornecimento de armas para Hezbollah e ameaçou destruir sistemas de defesa antimíssil da Síria caso ela volte a abrir fogo contra alguma aeronave envolvida nesta tarefa.