O lote, que inclui os tanques Challenger 2, as armas de artilharia AS-90 automotora e os veículos de combate de infantaria Warrior, viajará agora por estrada para seu local de implantação na cidade de Tapa, de acordo com o comunicado.
"Os primeiros de centenas de veículos militares do Reino Unido chegaram à Estônia para apoiar o grupo de combate avançado do Reino Unido, localizado em Tapa, uma das maiores implantações da OTAN na Europa Oriental", disse o ministério em comunicado.
O desdobramento vem à frente das tropas da Otan, que se espera que comecem a chegar no Báltico em abril. Mais de 100 soldados britânicos já haviam chegado à Estônia no início deste mês. O pessoal do Reino Unido também está pronto para ser acompanhado por tropas francesas e dinamarquesas. Os primeiros 50 soldados franceses chegaram na segunda-feira.
A OTAN decidiu enviar tropas adicionais para os países bálticos durante a cúpula de julho em Varsóvia. Os aliados concordaram em desdobrar quatro batalhões multinacionais para a Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia. Mais de uma dúzia de Estados da OTAN contribuirão com tropas para a missão.
A Aliança tem impulsionado sua presença militar na Europa, particularmente nos Estados da Europa Oriental, desde o início da crise ucraniana, citando a suposta interferência da Rússia nesse conflito como justificativa para a mudança.