- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo recua e exclui servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência

© Beto Barata/PRMichel Temer fala sobre a proposta de reforma da Previdência em pronunciamento à imprensa
Michel Temer fala sobre a proposta de reforma da Previdência em pronunciamento à imprensa - Sputnik Brasil
Nos siga no
Depois das manifestações por todo o Brasil na semana passada contra a reforma da Previdência, o presidente Michel Temer anunciou após se reunir com líderes partidários do Congresso excluir os servidores estaduais e municipais da proposta. É o primeiro recuo do governo em relação a reforma, já em tramitação na Câmara dos Deputados.

Senado vai instalar CPI da Previdência nos próximos dias - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Com mais de 60 assinaturas, Senado vai ter CPI da Previdência
Desde o início, a equipe econômica do governo defendia a aprovação do projeto no Congresso sem alterações. Desta forma, a reforma da Previdência, vai atingir apenas os servidores federais e servidores do setor privado. 

De acordo com Michel Temer, a reforma das previdências estaduais serão de responsabilidade dos governos de cada estado.

"Fazer a Reforma da Previdência apenas referentemente aos servidores federais, ficando por conta dos estados e naturalmente dos municípios, que tem também seus sistemas previdenciários, a edição de normas relativas a essa matéria."

Com os protestos pelo país, os parlamentares temiam a reação dos eleitores nos estados ao apoiar a proposta original do governo. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a mudança no texto atende a pedidos de deputados e senadores. Maia acredita que agora ficará mais fácil aprovar a proposta.

"Uma demanda de muitos parlamentares da Câmara e do Senado. Todos os estados entendiam que esse debate dos servidores estaduais não deveria estar na reforma da Previdência. Vai facilitar muito a aprovação da reforma da Previdência. Eu acho que tira 70% da pressão que estava sendo recebida você tira da reforma da Previdência. Uma pressão que não era necessária."

A oposição admite que houve um recuo do governo ao retirar os servidores estaduais da reforma. A deputada Alice Portugal, líder do PC do B na Câmara afirmou que a oposição vai continuar trabalhando contra a proposta, pedindo o apoio das classes excluídas na luta contra a reforma. "Nós vamos pedir a solidariedade desses setores excluídos dessa reforma e continuar lutando para que ela não viceje e seja retirada de preferência, porque é de fato prejudicial a essa matéria fina que é a Previdência Social."

Os servidores estaduais e municipais se juntam aos  militares das Forças Armadas, bombeiros e policiais militares que já estavam excluídos do texto original da reforma da Previdência proposta pelo governo Temer.

 

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала