No território do monumento histórico Shahr-e sukhte, localizado por perto da cidade de Zabul, na província Sistão-Baluchistão, foi encontrado um cálice de argila com imagens de uma cabra pulando que foram qualificadas como a mais antiga "animação" na história da humanidade.
کهنترین انیمیشن جهان/جامی ۵هزار ساله با نقش بز درحال پرش ک در شهر سوخته پیدا شد. مستقر در موزه ایرانباستان https://t.co/Om9O8U09NF pic.twitter.com/afMHsvsuIe
— sabz (@777sabz) 21 de março de 2017
Estima-se que o monumento tem cerca de 5 mil anos de idade e pode ser visto no Museu Nacional do Irã, segundo comunica a agência iraniana IRNA.
"Nestas cinco imagens aparece não apenas uma cabra que se dirige a uma árvore. Nestes desenhos também dá para ver como ela pula atrás de uma folha em uma árvore", afirma o gestor da equipe de escavações arqueológicas em Shahr-e sukhte com experiência de 40 anos, Seyed Mansur Seyed Sajjadi.
Foi a primeira vez na história que os arqueólogos deram de cara com tal curiosidade. Em todos os cálices anteriormente achados não havia nenhuma movimentação.
Muitos monumentos históricos descobertos na região de Shahr-e sukhte foram entregues aos outros museus, porém, em Zahedan ainda ficaram objetos expostos que merecem atenção especial. Por exemplo, as cestas trançadas, resistentes às difíceis condições climáticas, espelhos, estatuetas, louça de argila, bem como tecidos datados de 5 mil anos atrás. Para seguranças dos mesmos, todos estes artefatos precisam receber manutenção adequada.