"Depois de cinco dias de negociações, concluiu-se com êxito a XXVII Rodada do Comitê de Negociações Birregionais Mercosul-UE", disse a chancelaria argentina em um comunicado.
O denominado Acordo de Associação entre os dois blocos comerciais progrediu em três áreas de trabalho, segundo a Argentina: a parte comercial, o diálogo político e a cooperação birregional.
Foram discutidas medidas sanitárias e fitossanitárias para a eventual aprovação do acordo, iniciativas para facilitar o comércio e questões relacionadas com serviços, propriedade intelectual, compras governamentais e desenvolvimento sustentável.
Além disso, as parets também se comprometeram a desenvolver a cooperação em áreas relacionadas à democracia, aos direitos humanos, à investigação científica e ao desenvolvimento sustentável, além do combate à pobreza e ao tráfico de drogas.
A próxima reunião das delegações da UE e do Mercosul acontecerá em julho, em Bruxelas, mas as equipes de trabalho da parte comercial se reunirão em maio, novamente em Buenos Aires.