- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Argentina comemora êxito de negociações entre Mercosul e União Europeia

© AP Photo / Jorge SaenzCúpula do Mercosul.
Cúpula do Mercosul. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A rodada de negociações entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia (UE) terminaram nesta sexta-feira (24) com grandes avanços em direção a um acordo de livre comércio entre os dois blocos, de acordo com a avaliação do Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

"Depois de cinco dias de negociações, concluiu-se com êxito a XXVII Rodada do Comitê de Negociações Birregionais Mercosul-UE", disse a chancelaria argentina em um comunicado.

Banderas de los Estados miembros del Mercosur - Sputnik Brasil
União Europeia e Mercosul estão perto de concluir as negociações de um acordo político
Tanto a comitiva do Mercosul, formada por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, quanto a delegação da EU, que viajou para Buenos Aires para participar do encontro, "decidiram dar um impulso definitivo para as negociações, tendo em vista a sua conclusão no prazo mais curto possível", acrescentou a pasta.

O denominado Acordo de Associação entre os dois blocos comerciais progrediu em três áreas de trabalho, segundo a Argentina: a parte comercial, o diálogo político e a cooperação birregional.

Foram discutidas medidas sanitárias e fitossanitárias para a eventual aprovação do acordo, iniciativas para facilitar o comércio e questões relacionadas com serviços, propriedade intelectual, compras governamentais e desenvolvimento sustentável.

Além disso, as parets também se comprometeram a desenvolver a cooperação em áreas relacionadas à democracia, aos direitos humanos, à investigação científica e ao desenvolvimento sustentável, além do combate à pobreza e ao tráfico de drogas. 

A próxima reunião das delegações da UE e do Mercosul acontecerá em julho, em Bruxelas, mas as equipes de trabalho da parte comercial se reunirão em maio, novamente em Buenos Aires.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала