Os submersíveis não tripulados conseguiram extrair uma parte do computador do bordo que continha informações classificadas, bem como recolher fragmentos espalhados no fundo do mar.
Dois aviões se afundaram na sequência de acidentes aéreos no mar Mediterrâneo. Eles caíram do porta-aviões Admiral Kuznetsov perto da costa da Síria.
Em 13 de novembro de 2016, durante um voo de treinamento, um MiG-29KR caiu no mar. De acordo com alguns relatórios, a causa do acidente foi uma falha no sistema de combustível do caça. Poucos dias mais tarde, em 5 de dezembro, um Su-33 também caiu ao pousar. De acordo com o Comando da Frota do Norte, os locais exatos de ambos os acidentes, assim como os aviões perdidos foram detectados pelos submersíveis.
O Yantar, com comprimento de 172 metros e mais de 5.000 toneladas, foi entregue à Marinha russa em maio de 2015 e faz parte da Frota do Norte. Além de submersíveis não tripulados, este navio pode ser portador de submersíveis tripulados como os Rus, Consul e Mir. Segundo as palavras do editor-chefe do projeto Militaryrussia, Dmitry Kornev, este é um dos navios de investigação de águas profundas mais modernos do mundo.