Humanidade pode sobreviver sem sol? Cientistas alemães testam 'sol artificial'

© Foto / YouTube/ captura do ecrãCientistas alemães criam maior sol artificial
Cientistas alemães criam maior sol artificial - Sputnik Brasil
Nos siga no
Cientistas alemães criaram o “maior sol artificial do mundo” – uma fonte de luz intensa que pode ser utilizada para produzir combustível ecológico.

Segundo o The Guardian, um experimento realizado com "projetores" foi efetuado no Centro para Aeronáutica e Astronáutica da Alemanha que se situa a quilômetros de Colônia. Os cientistas instalaram um sistema de 149 projetores capazes de produzir luz com intensidade que supera em 10 mil vezes a da iluminação natural. Se se dirigir todas as lâmpadas para um mesmo ponto, a temperatura dele pode atingir 3,5 mil graus Celsius.

Segundo o comentário de Bernard Hoffschmidt, um dos diretores do centro, "se você entrar no quarto quando a lâmpada está ligada, você vai arder literalmente".

O objetivo principal do teste é criar um meio ótimo para obter grandes quantidades da energia solar que sejam suficientes para produzir combustível do hidrogênio. Com ajuda das lâmpadas, os cientistas pretendem separar o hidrogênio do vapor de água para utilizá-lo como combustível para aviões e carros.

Segundo a explicação dos autores do projeto, a humanidade está em busca de combustíveis alternativos que não libertem dióxido de carbono e não poluam o ar. A utilização do hidrogênio pode ser uma solução. Para produzir hidrogênio em grandes quantidades é preciso reciclar bilhões de toneladas da água, consumindo uma quantidade de energia considerável que o sol artificial pode fornecer facilmente, segundo os cientistas.

Em quatro horas, tais aparelhos gastam tanta eletricidade como quatro pessoas gastariam durante um ano. Mas no futuro eles poderão permitir a utilização de luz solar para produzir hidrogênio.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала