- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Oposição na Câmara quer CPI da Carne Fraca

© Zeca Ribeiro/Câmara dos DeputadosZarattin afirma que a denúncia gerou impacto econômico imediato, praticamente parou a exportação de carne no Brasil e isso é um desastre econômico.
Zarattin afirma que a denúncia gerou impacto econômico imediato, praticamente parou a exportação de carne no Brasil e isso é um desastre econômico. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os deputados da oposição Carlos Zarattini (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Ivan Valente (PSOL-SP) protocolaram na Câmara dos Deputados, em Brasília um requerimento para a criar a CPI da Carne Fraca.

De acordo com o deputado Carlos Zarattini, a CPI tem como objetivo investigar os fatos relacionados à Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. Para Zarattini, a denúncia gerou impacto econômico imediato, praticamente parou a exportação de carne no Brasil e isso é um desastre econômico.

"Nós não podemos concordar e aceitar que depois de anos de luta, em que o Brasil se livrou da chamada 'febre aftosa' e outras doenças, e chegamos a um nível de exportação que é aceito os nossos produtos em outros países que são criteriosos, que isso seja abalado de uma hora para outra. Nós queremos saber o que isso tem de verdade e isso é fundamental não só para o povo brasileiro saber, mas também até mesmo para aqueles que compram carne do Brasil e através das exportações."

Segundo o governo brasileiro, o país está com US$ 70 mil de carnes prontas para exportação aguardando a regulaização do mercado - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Governo vai atrás da China e Rússia para garantir a exportação da carne brasileira
Já o deputado Júlio Delgado destaca a importância da agricultura para o país e o reflexo do escândalo da carne no exterior, prejudicando especialmente os pequenos e médios produtores brasileiros. "A gente sabe que tem muitos pequenos e médios produtores que trabalham com muita dificuldade, a cultura familiar e gerando empregos e dependem dessa renda. Se nós não formos verdadeiros com relação a essa apuração e maquiarmos, como foi feito com a carne, nós não vamos retomar a credibilidade que a gente deseja para o mercado interno e para o comércio internacional." 

Contra a implantação da CPI da Carne Franca, o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), acredita que a investigação será um desserviço, que só vai estimular mais repercussão negativa para o setor agropecuário do país.

"Não acho que é importante e se o Congresso fizer essa CPI vai ser um desserviço que vai prejudicar o Brasil em uma discussão interminável e não vai levar a resultado nenhum a não ser o resultado negativo de exploração dessa questão que hoje abala o setor agropecuário brasileiro." 

O Deputado Ivan Valente ressaltou que a colaboração da Câmara dos Deputados é fundamental, pois nas investigações da Polícia Federal, o esquema de corrupção realizado nos frigoríficos envolve a participação de partidos políticos e indicações de agentes políticos no sistema ilegal. "Do ponto de vista da cidadania, defesa do consumidor, do ponto de vista da saúde pública, do impacto econômico e também da corrupção, porque são citados partidos políticos e indicações de agentes políticos nesse processo, que a Câmara dos Deputados precisa investigar." 

O requerimento da abertura da CPI da Carne Fraca será analisado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Ele decidirá sobre a admissibilidade da comissão. Se positivo, os partidos vão indicar os deputados que vão integrar a Comissão.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала