Smartphones são aparelhos pequeninos multifuncionais, não é? Agora há outra utilidade para os aparelhos tecnológicos.
O contador de esperma usa uma ferramenta comum para muitos aplicativos de smartphones — a câmera. A câmara do celular é crucial para que este acessório inovador funcione.
De fato, o aplicativo é basicamente um protótipo de lente que torna sua câmera em um microscópio. Uma vez que você bota certa quantidade de esperma em uma ficha descartável, você simplesmente insere a ficha no acessório e inicia o aplicativo que fará análise e cálculo para você.
A baixa qualidade de esperma é um dos indicadores para a infertilidade masculina. Hoje em dia, detectar o fato de infertilidade masculina requer equipamentos que custam por volta de 100 mil dólares e um especialista treinado.
De acordo com Hadi Shafiee, professor assistente da Escola de Medicina de Harvard, a equipe de pesquisadores visava elaborar um teste barato que no futuro se tornasse em um lugar comum e fácil de usar — do mesmo modo como são os testes de gravidez hoje em dia.
"Queríamos ver o que sucederia se ele [teste] fosse realizado por um usuário não treinado sem qualquer conhecimento científico", disse Shafiee aos jornalistas.
Talvez sua equipe não foi a primeira a elaborar um teste de fertilidade masculina, mas foi a pioneira na criação de ferramenta capaz de avaliar parâmetros adicionais, tais como concentração de esperma e mobilidade.
Em comparação aos equipamentos de laboratório, o aparelho em conjunto com o aplicativo garante a precisão de 98% na identificação de infertilidade. Os resultados do estudo foram publicados pelo jornal Science Translational Medicine nesta quarta-feira (22).
Assim que receber autorização da Administração de Alimentos e Drogas dos EUA, Shafiee vai procurar organizar produção e vendas do aparelho cujo preço estimado será de uns 50 dólares por peça.