Daesh ordena evacuação de Tabqa após alerta de rompimento da maior represa da Síria

© REUTERS / Dado RuvicAn unloaded Twitter website is seen on a phone without an internet connection, in front of a displayed ISIS flag in this photo illustration in Zenica, Bosnia and Herzegovina, February 3, 2016
An unloaded Twitter website is seen on a phone without an internet connection, in front of a displayed ISIS flag in this photo illustration in Zenica, Bosnia and Herzegovina, February 3, 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O grupo terrorista Daesh (autodenominado Estado Islâmico) ordenou a evacuação de seus militantes de Tabqa, na Síria, após advertir que a barragem da cidade está em risco iminente de colapso. Enquanto isso, combatentes curdos e árabes apoiados pelos EUA anunciaram ter entrado no aeroporto militar de Tabqa, controlado pelos jihadistas desde 2014.

Civis saem de Raqqa através do corredor aberto pelas Forças Democráticas da Síria. - Sputnik Brasil
Forças curdas estão próximas de liberar importante barragem perto de Raqqa
Em mensagens transmitidas através de seus canais de mídia social, o Daesh disse que as operações da barragem foram suspensas e que todas as suas comportas foram fechadas.

A represa, situada no Eufrates a cerca de 40 km a montante de Raqqa, outro reduto do Daesh na Síria, é a maior do país. Desde sexta-feira (25), as Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança árabe-curda apoiada pelos EUA, têm lutado para tirar o controle da barragem das mãos dos terroristas islâmicos.

Segundo o chamado Observatório Sírio para os Direitos Humanos, a barragem de fato parou de funcionar, mas o Daesh continua no controle de seus principais edifícios operacionais e turbinas.

Enquanto isso, um porta-voz das FDS anunciou que as forças da aliança entraram neste domingo no aeroporto militar de Tabqa, mantido sob o controle do Daesh desde agosto de 2014.

Barragem de Tabqa, no rio Eufrates, Síria - Sputnik Brasil
Daesh e ataques da coalizão liderada pelos EUA ameaçam levar dilúvio catastrófico à Síria
"As FDS tomaram o controle de mais de 50 por cento do aeroporto militar de Tabqa. A luta está em curso dentro do aeroporto e em seus arredores e o controle total do aeroporto é esperado nas próximas horas", disse Talal Sello à AFP.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos disse que os jihadistas do Daesh se retiraram da base aérea sob fogo de artilharia pesada e ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала