Os sistemas automáticos russos do modelo Promobot v.2, denominados Itsaso e Ainara, demonstraram suas habilidades ao público espanhol trabalhando na empresa espanhola, onde se encarregam de dar as boas-vindas aos visitantes, informá-los sobre a empresa e tirar fotografias.
"Os modelos do Promobot foram aqui uma sensação. Cumpriram bem sua missão, e, em contraste com seus concorrentes, responderam a todas as perguntas que os visitantes fizeram, reconheceram e recordaram os rostos e informaram sobre o trabalho da nossa empresa", afirmou Pablo Medrano, que se ocupa da distribuição do Promobot na Espanha, citado pelo portal russo Sdelano u Nas (Feito por Nós, em russo).
As máquinas eletrônicas poderiam substituir o ser humano em um futuro próximo, afirmou por sua vez Aleksei Uzhakov, o presidente da empresa russa Promobot, enumerando um amplo leque de funções que podem desempenhar os sistemas automáticos: desde ser guias em museus até se encarregarem das finanças.
"O êxito dos robôs Promobot na Espanha confirmaram que os robôs já são capazes de substituir os seres humanos em algumas esferas", declarou Aleksei Uzhakov.
A empresa russa atualizou seu robô com a versão Promobot v.3, que é mais dinâmico e inteligente. Agora é capaz de manter uma conversa com várias pessoas ao mesmo tempo e escolher as respostas relevantes para cada pergunta, utilizando a tecnologia de redes neuronais.