A Rússia e o Tajiquistão lançaram na segunda-feira (27) exercícios conjuntos antiterroristas de comando e de estado-maior, que serão realizados até 30 de março, informou o Ministério da Defesa russo num comunicado.
"De acordo com o plano de cooperação entre o Ministério da Defesa da República do Tajiquistão e o Ministério da Defesa da Rússia, foi iniciado no Tajiquistão um exercício conjunto contraterrorismo da Rússia e do Tajiquistão, que terá lugar de 27 a 30 de março de 2017", se lê na declaração.
Os exercícios são realizados na região de Khatlon, no sul do Tajiquistão, nos campos de treinamento de Harbmaidon, Momirak, Moskovsky, Laur e Sambuli.
A Rússia e o Tajiquistão assinaram em 1997 um acordo sobre cooperação na área da defesa e da prevenção e eliminação de situações de emergência.
A base militar russa no Tajiquistão é o maior campo de treinamento das Forças Armadas da Rússia fora do país. O acordo sobre o estabelecimento da base, criada pela reorganização da divisão 201, expira em 2042.