Partido Popular Europeu pede demissão de Dijsselbloem

© REUTERS / Eric VidalO presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem
O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Partido Popular Europeu pediu nesta terça-feira (28) a demissão do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

Jeroen Dijsselbloem - Sputnik Brasil
Frase de Dijsselbloem sobre 'álcool e mulheres' provoca escândalo em Portugal e Espanha
A bancada do Partido Popular Europeu pediu oficialmente a demissão do presidente do Eurogrupo – o holandês Jeroen Dijsselbloem – e também enviou um pedido formal para que este se desculpe das recentes declarações polêmicas relativamente aos países do sul da Europa.

"Nesta semana, soubemos de declarações que o senhor prestou à mídia e que são consideradas inequivocamente discriminatórias e ofensivas para vários países da UE, bem como ofensivas e sexistas para as mulheres", se lê na declaração.

"As suas declarações abalam um dos mais importantes valores essenciais da União Europeia: a igualdade. Durante as últimas seis décadas, todos nós conseguimos materializar em conjunto, senhor Dijsselbloem, um sonho que antes parecia impensável: que os Europeus fossem iguais em oportunidades, direitos e obrigações."

Bandeiras da União Europeia refletidas na entrada do Edifício Berlaymont, sede da Comissão Europeia, em Bruxelas - Sputnik Brasil
UE ameaça buscar outros parceiros comerciais se EUA insistirem em protecionismo
Dijsselbloem afirmou em uma conversa com o diário alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung que os países do Norte da Europa tinham se mostrado solidários com os Estados da União Europeia afetados pela crise do euro e que esses países, que haviam pedido ajuda, têm algumas obrigações, porque "não se pode gastar todo o dinheiro em bebidas alcoólicas e mulheres e, em seguida, pedir que os ajudem".

Antes, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, citado pelo jornal Expresso, disse que as palavras do presidente do Eurogrupo mostram que o "senhor Dijsselbloem não tem nenhumas condições para permanecer à frente do Eurogrupo".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала