Diversas publicações revelaram as caraterísticas do míssil russo, que ainda não foi apresentado oficialmente, citando "analistas não identificados". Por exemplo, o Daily Mail anunciou que o míssil é capaz de acelerar a uma velocidade de 7,4 mil km/h, o que supera em 6 vezes a velocidade do som.
El crucero nuclear marina #Rusia 'Almirante Najimov' será el primero en equiparse con misil de crucero hipersónico 3M22 #Tsirkón pic.twitter.com/EjRz1rMj8Q
— linceanalista (@linceanalista) 12 de dezembro de 2016
Segundo o artigo, o míssil Tsirkon atualmente passa testes e vai ser posto ao serviço até 2022. O jornal sublinha que este míssil pode vir a ser "uma verdadeira catástrofe" para os porta-aviões britânicos.
"A atual defesa antimíssil da Marinha britânica pode abater mísseis cuja velocidade não supere 3,7 mil km/h, por consequência, é inútil contra o Tsikron", indicou o artigo.
"Este míssil mortífero pode ser lançado da terra, do mar ou de submarinos. Ele supera uma distância de 250 km em dois minutos e meio, sendo mais rápido do que uma bala", indica o artigo.
Entretanto, o Daily Star News afirma que o míssil russo Tsikron tem capacidade de "alterar o equilíbrio de forças".