"Hoje é um dia triste para a América, para a Europa e para o mundo", disse Jatras. "A adesão de Montenegro à OTAN é uma escolha errada".
Jatras advertiu que a adesão de Montenegro não aumentará a segurança do povo americano ou da aliança da OTAN.
"Como o senador Paul Rand apontou, Montenegro não pode contribuir em nada para a defesa dos americanos. É um consumidor de segurança, não um provedor", disse ele.
Jatras também observou que o governo de Podgorica se recusou a realizar um referendo democrático para deixar o seu próprio povo decidir se queria aderir à OTAN ou não.
O único cálculo que parecia motivar os políticos norte-americanos em abraçar o Montenegro era o desejo de enfurecer desnecessariamente a Rússia, observou Jatras.
O outro motivo seria encorajar outras nações da Europa do Leste a juntarem-se à aliança, explicou o interlocutor da Sputnik.
No entanto, tentar incorporar a Ucrânia e a Geórgia na OTAN provocaria a Rússia e elevaria as tensões entre as duas superpotências nucleares a níveis extremamente perigosos, alertou Jatras.
Ucrânia e Geórgia "não são apenas inúteis para a defesa americana, elss são perigosas". Ucrânia e Geórgia na OTAN, segundo o ex-parlamentar, provocariam uma corrida armamentista.