"As fotos para a exposição foram obtidas dos arquivos privados de militares russos veteranos da guerra do Vietnã. O objetivo da exposição é recordar aos jovens a brutal agressão norte-americana ao povo do Vietnã, a coragem do povo vietnamita que defendia sua pátria e a ajuda que o nosso país [da Rússia] lhes prestou nessa luta", comunicou Nikolai Kolesnik à Sputnik Vietnã.
A ajuda técnico-militar da União Soviética desempenhou um papel importante na vitória do povo do Vietnã. A União Soviética enviou 2 mil tanques, 1,7 mil blindados, 7 mil peças de artilharia e morteiros, mais de 700 aviões militares, 158 sistemas de mísseis antiaéreos e cerca de 8 mil mísseis para eles aos defensores do Vietnã.
No período de 1965-1974, mais de 11 mil soldados, oficiais e generais das Forças Armadas soviéticas participaram da guerra do Vietnã. Mais de 2 mil deles receberam condecorações soviéticas, mais de três mil receberam condecorações vietnamitas.
"Eu pertenço à geração do período do pós-guerra. A exposição de Moscou é uma memória muito importante sobre aquela guerra, que provoca orgulho pelo heroísmo dos defensores do Vietnã, pela fraternidade militar dos russos com o povo do Vietnã. As fotos mostradas aos visitantes são documentos históricos preciosos sobre o tempo em que se criou uma base sólida para a atual amizade entre o Vietnã e a Rússia", acrescentou à Sputnik Vietnã Nikolai Kolesnik.
O encarregado de negócios da República do Vietnã na Rússia Lai Ngoc Doan comunicou à Sputnik Vietnã esperar que o Vietnã também realize mais frequentemente exibições deste tipo.
"O convite para a exposição foi para mim um momento de alegria. Vi a confirmação dos sinceros sentimentos dos russos para com o povo do Vietnã e do povo do Vietnã para com os russos. Estou certo que tais exposições ajudam a nossos povos perceber mais um sobre outro […] Espero que no Vietnã sejam realizadas exposições sobre a Rússia e sobre a amizade entre os nossos povos", comunicou Lai Ngoc Doan.
A inauguração da exposição atraiu uma grande quantidade de visitantes, entre os quais estavam veteranos russos desta guerra com seus filhos e alunos de escolas militares russas.