Ministro do Interior do Paraguai é demitido após repressão dos protestos em Assunção

© AFP 2023 / NORBERTO DUARTE Ministro do Interior do Paraguai, Francisco de Vargas (centro)
Ministro do Interior do Paraguai, Francisco de Vargas (centro) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente paraguaio, Horacio Cartes, demitiu o ministro do Interior do país após tumultos provocados por protestos no país. O manifestantes são contrários às emendas constitucionais, aprovadas para possibilitar a reeleição do atual chefe de Estado.

Manifestações em Paraguai contra lei que permite a reeleição do presidente do país - Sputnik Brasil
Manifestantes invadem e incendeiam Congresso do Paraguai (VÍDEO)
A demissão foi anunciada neste sábado, menos de um dia depois da morte de um dos manifestantes, Rodrigo Quintana, em confrontos com a polícia no escritório do Partido Liberal Radical Autêntico, de oposição, informou a BBC.

Os tumultos ecloditam após a instauração de um Senado alternativo pelo Partido Colorado, atualmente no poder, aprovando leis favoráveis ​​ao líder do país. Na terça-feira, um grupo de 25 senadores começou a realizar "sessões paralelas", realizando mudanças nas regras e nos procedimentos do Senado. No início da sexta-feira, os legisladores aprovaram uma lei de reeleição. De acordo com as leis do Paraguai, o Senado precisa de 23 votos de um total de 45 para aprovar a legislação, o que significa que os resultados da votação do Senado alternativo seriam suficientes para a adoção das mudanças.

Na noite de sexta-feira, os manifestantes começaram a atacar o edifício do Congresso e a incendiá-lo. A tropa de choque usou jatos de água e balas de borracha para dispersar a população. Os protestos em massa resultaram na morte de um dos manifestantes.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала