Os combatentes da operação 'Ira do Eufrates' repeliram os ataques do Daesh na área ao sul do aeroporto de Tabqa e os confrontos continuam na área a oeste do aeroporto, afirmou a agência de notícias Firat.
As SDF também apreenderam os corpos de 24 militantes jihadistas, bem como grandes quantidades de armas, munições e um blindado, de acordo com a agência.
Al Tabqah fica a 40 quilômetros de distância Raqqa, 'a capital' do Daesh na Síria. No início desta semana, o comandante militar das SDF, Nasser Haj Mansour, disse à Sputnik que as tropas cercaram completamente Al Tabqah e expressaram a esperança de que seriam capturadas num futuro próximo, acrescentando que as SDF usariam uma base militar perto de Al Tabqah durante a ofensiva para libertação de Raqqa.
A 'Ira do Eufrates', destinada a libertar Raqqa, foi lançada em novembro de 2016 pelas Forças Democráticas Sírias (SDF) lideradas pelos curdos. O Pentágono confirmou que conselheiros militares norte-americanos, aviões e artilharia foram enviados à Síria para "treinar, aconselhar e auxiliar" as tropas SDF e aliadas.