Frota do Pacífico russa se torna 'indetectável' graças a aparelho inovador

© Sputnik / Vitaliy Ankov / Acessar o banco de imagensSubmarinos russos da Frota do Pacífico durante as celebrações do Dia da Marinha em Vladivostok.
Submarinos russos da Frota do Pacífico durante as celebrações do Dia da Marinha em Vladivostok. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os engenheiros russos desenvolveram um aparelho único capaz de interferir com as cabeças de busca dos torpedos destinadas a detectar os alvos e cegar os equipamentos de sonar usados pelos submarinos.

O primeiro submarino multifuncional Yasen SSBN entra no serviço da Marinha russa - Sputnik Brasil
Submarino nuclear Kazan é lançado à água
O aparelho deverá acrescentar vantagens significativas à capacidade de combate da Frota do Pacífico russa.

O jornal russo Izvestia comunicou que um aparelho em miniatura já foi posto em serviço na Marinha da Rússia.

"O pequeno dispositivo de contramedidas hidroacústicas Vist-2" é lançado de um submarino ou de um navio de superfície e cria uma interferência acústica poderosa que silencia os as cabeças de busca dos torpedos inimigos ou os sonares dos submarinos adversários.

"Além disso, o aparelho Vist-2 de 80 centímetros, que pesa apenas 13,5 quilos, pode ser transformado em um ‘alvo falso' devido à emissão de um sinal especial que simula um navio ou um submarino", comunica o jornal.

De acordo com os peritos militares, o Vist-2 aumenta substancialmente as capacidades de combate dos submarinos russos.

© Foto / RosoboronexportAparelho inovador da Frota do Pacífico russa Vist-2
Aparelho inovador da Frota do Pacífico russa Vist-2 - Sputnik Brasil
Aparelho inovador da Frota do Pacífico russa Vist-2

O tempo de atuação do aparelho é de mais de 5 minutos, um período que basta para que um navio de combate russo, ou um submarino, evada um torpedo inimigo ou o sinal de sonar.

Submarino nuclear Yury Dolgoruky - Sputnik Brasil
Submarinos nucleares da Frota do Norte realizam duelo subaquático
Em uma entrevista à edição, o perito militar russo Mikhail Barabanov disse que "até agora, a Marinha russa tem sido inferior às forças navais estrangeiras no que se trata de criar sistemas de obstrução e de proteger submarinos e navios militares".

Ele mencionou os aparelhos MG-34, que têm sido usados pela Marinha russa desde a década de 60, e que já não são capazes de lidar com os modernos torpedos autoguiados.

"Quanto ao Vist-2, ele é lançado de um lançador pequeno de 123 milímetros. Este aparelho se equipara aos análogos ocidentais pelas suas caraterísticas de desempenho", assegurou.

Graças a uma unidade eletrônica e ao emissor, o aparelho cria ruído hidroacústico com uma frequência específica de acordo com a distância que o separa de um submarino inimigo.

De acordo com o site oficial da empresa militar estatal Rosoboronexport, "em resultado disso, os receptores da cabeça de busca do torpedo perdem a capacidade para detectar submarinos".

"Além disso, o Vist-2 protege os submarinos criando uma radiação simulada, devido à qual o torpedo é obrigado a se dirigir para o aparelho Vist-2", adianta o portal.

O Izvestia, por sua parte, citou os responsáveis militares da Frota do Pacífico russa, dizendo que o primeiro lote de aparelhos Vist-2 foi fornecido à Frota russa no final do ano passado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала