Milhares de judeus e árabes marcham em Jerusalém contra ocupação israelense (FOTOS, VÍDEO)

© AFP 2023 / GALI TIBBONHomem judeu em Jerusalem durante as manifestações, 16 de junho, 2016
Homem judeu em Jerusalem durante as manifestações, 16 de junho, 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Milhares de judeus e árabes se reuniram para se manifestar contra a ocupação israelense do território palestino depois da aprovação da construção de novos assentamentos na Cisjordânia pela primeira vez nos últimos 25 anos.

Gritando "Os judeus e os árabes não são inimigos" e "Não ao governo de anexação", cerca de 2 mil pessoas marcharam da parte ocidental de Jerusalém ao Portão de Jaffa na cidade antiga. Segurando bandeiras israelenses e palestinas, os manifestantes apelaram a que fosse posto um fim à expansão dos assentamentos.

A manifestação teve como objetivo "protestar contra o controle israelense dos territórios [palestinos], e especialmente de Jerusalém Oriental, e a favor de uma solução pacífica e justa para ambos os povos", diz o comunicado do movimento Standing Together citado pelo jornal local Haaretz.

Bandeira israelense perto de assentamentos judaicos na Cisjordânia - Sputnik Brasil
Israel aprova primeiro novo assentamento na Cisjordânia em 20 anos
O governo israelense se recusa a reconhecer a Palestina como uma entidade política e diplomática independente e mantém uma construção constante de assentamentos nas áreas ocupadas, apesar das objeções das Nações Unidas.

Atualmente, segundo dados da ONU, mais de 500 mil colonos judeus vivem na Cisjordânia, incluindo em Jerusalém Oriental. Os assentamentos são considerados ilegais pelas Nações Unidas e o território da Cisjordânia é considerado território ocupado pelo Tribunal Internacional de Justiça.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала