A estátua de Lenin, que tem mais de quatro metros de altura e pesa cerca de três toneladas e meia, estava originalmente instalada no centro da cidade de Chop, localizada no oeste da Ucrânia, perto das fronteiras com a Eslováquia e a Hungria.
No entanto, ao contrário de outras cidades ucranianas, que geralmente venderam suas estátuas derrubadas de Lenin para serviços de sucata e reciclagem, as autoridades de Chop optaram por vender a escultura para quem pagasse o maior lance — um movimento sem precedentes na história, de acordo com a Sputnik Radio.
Apenas um comprador anônimo compareceu ao leilão, levando o monumento por cerca de US$ 10.000 (cerca de R$ 31 mil) — uma soma muito maior do que o preço do metal com o qual a estátua é feita, o que sugere que a escultura não vai acabar como sucata. O dinheiro é uma verba bem vinda para a cidade, que sofre com problemas financeiros.
Pelo menos 637 monumentos de Vladimir Lenin em toda a Ucrânia foram derrubados no ano seguinte à Euromaidan de 2014 em Kiev, como parte da campanha travada por nacionalistas ucranianos contra relíquias do período soviético do país.