Quem dá mais! Cidade ucraniana leiloa estátua gigante de Lenin

© Sputnik / Andrei Stenin / Acessar o banco de imagensLenin monument. File photo
Lenin monument. File photo - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um enorme monumento a Vladimir Lenin foi adquirido por um comprador anônimo durante um leilão na Ucrânia Ocidental.

A estátua de Lenin, que tem mais de quatro metros de altura e pesa cerca de três toneladas e meia, estava originalmente instalada no centro da cidade de Chop, localizada no oeste da Ucrânia, perto das fronteiras com a Eslováquia e a Hungria.

Família de Romanov - Sputnik Brasil
História em cores: Fotos de Lenin e Lincoln se tornam mais cativantes
Durante a cruzada ucraniana contra elementos russos que se seguiu após a Maidan em 2014, autoridades municipais desmantelaram o monumento.

No entanto, ao contrário de outras cidades ucranianas, que geralmente venderam suas estátuas derrubadas de Lenin para serviços de sucata e reciclagem, as autoridades de Chop optaram por vender a escultura para quem pagasse o maior lance — um movimento sem precedentes na história, de acordo com a Sputnik Radio.

Apenas um comprador anônimo compareceu ao leilão, levando o monumento por cerca de US$ 10.000 (cerca de R$ 31 mil) — uma soma muito maior do que o preço do metal com o qual a estátua é feita, o que sugere que a escultura não vai acabar como sucata. O dinheiro é uma verba bem vinda para a cidade, que sofre com problemas financeiros.

Pelo menos 637 monumentos de Vladimir Lenin em toda a Ucrânia foram derrubados no ano seguinte à Euromaidan de 2014 em Kiev, como parte da campanha travada por nacionalistas ucranianos contra relíquias do período soviético do país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала