É claro que é extemporâneo falar sobre quaisquer intenções concretas. Mas a experiência dos conflitos militares locais no Sudeste Asiático mostrou que os helicópteros são um tipo importante de equipamento militar neste teatro de operações. É claro que o Vietnã tem razões para renovar o seu parque de helicópteros militares.
"Se falarmos sobre estes dois tipos – o Mi-28 e o Ka-52, estamos comparando um helicóptero 'bom' com o 'melhor'. Sem dúvida que as autoridades militares do Vietnã se baseiam no critério 'eficiência-qualidade', não esquecendo os indicadores econômicos da utilização de um ou outro tipo de equipamento. Ambos os aparelhos russos têm caraterísticas de combate semelhantes, mas acho que o Ka-52 é melhor para ser utilizado nas condições úmidas dos trópicos, em selvas, em área florestal montanhosa e com possíveis alterações climáticas bruscas dependendo da estação do ano, assim como na zona costeira marítima", comunicou à Sputnik Vietnã Makar Aksyonenko.
Ka-52, "search and destroy" pic.twitter.com/bNvJiKqg26
— monitoring (@warsmonitoring) 3 de abril de 2017
Segundo o analista, o Vietnã precisa mais de um helicóptero capaz não só de prestar apoio aéreo para tropas terrestres, mas também agir como um meio de defesa móvel, podendo operar por cima de água. Segundo ele, os helicópteros Ka-52 podem fazer isso. É a versão naval Ka-52K Katran que está mais adaptada para o clima úmido, tem melhores capacidades para detecção de alvos e pode transportar mísseis antinavio.
"A experiência de combate real com a utilização dos helicópteros Mi-28 e Ka-52 mostrou que estes aparelhos são bons aparelhos de combate. Eles demonstraram suas boas qualidades nos conflitos recentes. O custo de utilização é quase igual", adiantou à Sputnik Vietnã o analista militar.
Segundo ele, o Ka-52 é um aparelho cujas capacidades comprovadas permitem o reconhecer como o sistema mais recente da aviação militar russa hoje em dia.